Podemos dizer que esta prova teve pontos positivos e negativos, alguns até facilmente ultrapassáveis, mas o balanço geral acaba por ser satisfatório.
Ontem por volta das 16 h:30 chegava eu a Alpiarça para a minha 2a participação numa prova de Trail. Como combinado com alguns amigos, chego um pouco mais tarde, já com dorsal levantado, para procurar aproveitar mais algum tempo de descanso após mais um turno de noite no Hospital. Chego, recebo o dorsal e as ofertas (uma bela e funcional mochila com a inscrição alusiva à prova), e converso com alguns atletas, minutos antes do início da prova. De salientar que a prova tinha partida e chegada em pontos completamente distantes.
Entramos no autocarro que nos leva até à partida e vemos a povoação a ficar para trás...à nossa frente só mato e SOL...muito sol.
Cerca das 17:30 e à sombra de 38º Graus dá-se a partida! Acelero no primeiro e 2º km, mas em breve percebo que não era dia nem temperatura para grandes aventuras. Decido, felizmente, abrandar e gerir com calma a primeira parte da prova. O percurso apesar de não ter grandes dificuldades era num sobe e desce constante, em estradão, e àquela temperatura, até a passo as dificuldades dos atletas eram evidentes. Rapidamente chegámos a um primeiro abastecimento, melão! água e disponibilidade dos voluntários permitiram ganhar mais algum ânimo no regresso ao trilho. Passados 4 kms o calor não dava tréguas e o ritmo era lento e penoso. Muitos atletas a passo, muitos atletas a "atalhar" caminho, por proximidade de trilhos, muitos atletas sem água, enfim...o calor a tudo fazia recorrer...
![]() |
Barragem dos Patudos - cerca de 15 kms percorridos |
Encontra-se a mulher e as meninas e mais alguns amigos que já tinham acabado.
Trilho do Melão 2016 - Momento da chegada |
Por: João Aleixo