Índice

domingo, 24 de julho de 2016

Resumo do trilho do Melão 2016

Bem e foi ontem que se disputou o 1º Trilho do Melão em Alpiarça, prova inserida no festival de um dos  mais conceituados produtos da região.
Podemos dizer que esta prova teve pontos positivos e negativos, alguns até facilmente ultrapassáveis, mas o balanço geral acaba por ser satisfatório.
Ontem por volta das 16 h:30 chegava eu a Alpiarça para a minha 2a participação numa prova de Trail. Como combinado com alguns amigos, chego um pouco mais tarde, já com dorsal levantado, para procurar aproveitar mais algum tempo de descanso após mais um turno de noite no Hospital. Chego, recebo o dorsal e as ofertas (uma bela e funcional mochila com a inscrição alusiva à prova), e converso com alguns atletas, minutos antes do início da prova. De salientar que a prova tinha partida e chegada em pontos completamente distantes.
Entramos no autocarro que nos leva até à partida e vemos a povoação a ficar para trás...à nossa frente só mato e SOL...muito sol.
Cerca das 17:30 e à sombra de 38º Graus dá-se a partida! Acelero no primeiro e 2º km, mas em breve percebo que não era dia nem temperatura para grandes aventuras. Decido, felizmente, abrandar e gerir com calma a primeira parte da prova. O percurso apesar de não ter grandes dificuldades era num sobe e desce constante, em estradão, e àquela temperatura, até a passo as dificuldades dos atletas eram evidentes. Rapidamente chegámos a um primeiro abastecimento, melão! água e disponibilidade dos voluntários permitiram ganhar mais algum ânimo no regresso ao trilho. Passados 4 kms o calor não dava tréguas e o ritmo era lento e penoso. Muitos atletas a passo, muitos atletas a "atalhar" caminho, por proximidade de trilhos, muitos atletas sem água, enfim...o calor a tudo fazia recorrer...
Barragem dos Patudos - cerca de 15 kms percorridos
Como levava mochila de hidratação a água nunca foi um problema e fui gerindo as forças de abastecimento em abastecimento... e eis que chega para mim a surpresa da prova! Chegado ao 2º ponto de abastecimento vejo o meu amigo João Silva parado! A sua lesão ainda deu algum sinal e sensatamente desistiu, quando ia em luta pelo 1º lugar. Meu amigo mais e melhores provas virão! Após saber do seu estado e de me ter alimentado sigo caminho... acelero um pouco e, após apanhar um ritmo constante passo bastantes atletas! Bom para a moral e para fazer esquecer o calor. Até quase ao final da prova não há grande história, pouco trilho, muito estradão e 60% do piso em areia faziam o desespero dos atletas. Mais um abastecimento perto do final (a meu ver demasiado tarde) e segue-se a descida para a barragem e o regresso à povoação. Nesta altura o termómetro já marcava uns amenos 35 Graus!!! Faltam pouco mais de km e meio mas já não havia força para esticar o passo. Acaba-se a prova com um sorriso mas completamente sem forças! Feito em 02horas 13 minutos e 23 segundos. 27º na Geral e 12º no escalão.
Encontra-se a mulher e as meninas e mais alguns amigos que já tinham acabado.
Trilho do Melão 2016 - Momento da chegada
Nota ainda para a festa no final da prova e para a qualidade do jantar... Porco no espeto, sopa, bebidas, pão, e um agradável convívio! Até uma próxima! Agora é tempo de recuperar e pensar na próxima prova. Bons Treinos!

Por: João Aleixo

Sem comentários:

Enviar um comentário