Trocas gasosas que ocorrem durante a respiração |
Respiração
A respiração assume-se como um processo mecânico através do qual os seres vivos inspiram ar rico em oxigénio e expiram ar saturado de dióxido de carbono. Este processo permite às nossas células utilizar o oxigénio para, através de reacções químicas, produzir energia a partir dos açúcares ingeridos na nossa alimentação.
Como a corrida é uma atividade que requer a produção de grandes quantidades de energia a respiração adequada assume-se como um componente essencial para maximizar o nosso desempenho, na medida em que quanto mais conseguirmos "encher" o nosso sangue de oxigénio, mas energia conseguirão produzir as nossas células.
Dicas para melhorar a respiração
1- Respirar pela boca
Ao contrário do que muitas pessoas julgam, respirar para a boca durante a atividade física permite inalar maiores quantidades de ar e consequentemente impregnar o sangue de maiores quantidades de oxigénio.
2 - Frequência constante
Procure manter uma frequência respiratória constante e confortável. Uma boa forma de saber se está com uma boa frequência respiratória é tentar dizer uma frase completa. Se nãoo conseguir abrande um pouco o ritmo. Uma boa forma de manter a frequência respiratória constante é sincronizá-la com a passada.
3 - Tipo de inspiração
Procure fazer o inverso daquilo que faz quando se encontra em situação de relaxamento. Para a atividade física deve utilizar respirações curtas e superficiais. Em situações de menor exigência física (descidas por exemplo) procure realizar duas ou três inspirações mais profundas para renovar o ar residual que se encontra nos pumões.
4 - Respiração abdominal
Em situações de atividade física procure utilizar uma respiração mais abdominal e detrimento de uma respiração torácica, ou seja, procure "encher" a barriga com ar durante o exercício. Esta é a forma mais eficaz de conseguir fazer as trocas gasosas tão importantes ao bom desempenho do atleta.
5 - Musculação
Pouca gente sabe que o fortalecimento dos músculos que auxiliam os movimentos respiratórios – abdômen, diafragma, intercostais (entre as costelas) e paravertebrais (costas) – também permite uma melhoria na respiração. Por isso, faça exercícios de fortalecimento para essa região nos treinos de musculação.
Sem comentários:
Enviar um comentário