Índice

segunda-feira, 11 de abril de 2016

fartlek e treino de séries - diferenças





Fartlek e Séries



Os treinos fartlek e séries são ótimas opções para melhorar a performance na corrida. Contudo existem diferenças entre eles e cada um tem as suas vantagens e desvantagens.




Fartlek e Séries são duas ótimas medidas para quando se quer ganhar rendimento na corrida de rua. No entanto, esses dois tipos de treino causam dúvidas nos corredores por serem em alguns aspectos parecidos. Para que não confunda mais os dois tipos de treino, segue uma explicação simples de cada um deles.


Fartlek 




consiste num tipo de treino em que se procura superar percursos com subidas, descidas, planos, e em diferentes tipos de superfície, como areia, terra, alcatrão, etc. Nos percursos escolhidos, os atletas devem apresentar variações de ritmos, embora a intensidade da corrida varie de acordo com as distâncias e o tempo dos esforços executados.



Nos intervalos entre os esforços, que são determinados conforme o ritmo, deve-se utilizar estímulos mais leves (trotes e marchas, por exemplo).



Há uma alternância entre corridas rápidas e lentas


Quem pode realizar?

Este tipo de treino pode ser praticado por qualquer atleta em todos os períodos e fases de treino. Aumentando a intensidade das passadas e o desgaste muscular geramos ganho de força e resistência na corrida.

Vantagens


- Sair da rotina de treino;
- Melhorar o sistema cardiovascular;
- Liberdade de execução;
- Prepara o atleta para as ultrapassagens que ocorrem durante as provas.

Desvantagem


- Falta de controle da carga quando o local de treino ainda não é conhecido.


Séries


O treino de séries consiste num trabalho de velocidade em que o atleta realiza períodos de alta intensidade seguidos de um período de descanso. Normalmente, esses períodos são mais fortes e o tempo de recuperação é menor que no treino de fartlek. Este tipo de treino requer total controle de carga, duração, distância, esforço e frequência semanal. Aliás, para o controle preciso do intervalado a passadeira pode ser uma ótima ferramenta.


Quem pode realizar?


Qualquer atleta, do iniciante ao mais avançado.



É um tipo de treino muito bom para quem se está a iniciar na corrida quando o corredor alterna caminhada, trote e corrida.



Vantagens


Suportar estímulos fortes e intensos



Controle do ritmo de corrida


Aumento da capacidade aeróbia e anaeróbia.



Desvantagem

Aumenta do risco da fadiga ou de lesões se não for bem orientado.

Sem comentários:

Enviar um comentário