Correr com tempo frio
Nos meses de Inverno nota-se um gradual decréscimo das pessoas que continuam a praticar corrida. Tal facto deve-se a múltiplos fatores. Hoje vamos debruçar-nos sobre o frio que nos atinge durante estes meses e sobre os cuidados que podemos ter para que consigamos continuar a treinar dom temperaturas mais baixas sem aumentar o risco de lesões ou doenças associadas.
Correr com tempo frio - cuidados a ter:
Utilizar vestuário adequado e de cor escura
Evite vestuário pesado e pouco confortável! É mais eficaz no combate ao frio a utilização de várias camadas de roupa. Existem no mercado múltiplas opções de vestuário térmico e técnico. Procure essencialmente utilizar uma primeira camada mais "respirável", uma segunda camada mais isolante e uma terceira camada mais impermeável para os dias em que a chuva ameaça cair.
O vestuário de cor escura absorve melhor os "poucos" raios solares em dias mais cinzentos. Assim vamos maximizar o efeito térmico dos tecidos.
Proteger as extremidades do corpo
Podemos perder até 70% do calor produzido pelo nosso corpo pelas extremidades. Em dias em que o frio aperta procure utilizar luvas e ou gorro, e, uma gola para o pescoço. A utilização de umas meias e ténis adequados ao piso e ao estado do tempo também deve ser tida em conta.
Realizar exercícios de aquecimento num local indoor:
Exercícios de aquecimento dentro de casa permitem ao organismo aumentar gradualmente a temperatura corporal e frequência cardíaca, preparando-o corretamente para o esforço.
Por outro lado tornam as articulações mais flexíveis, diminuindo o risco de lesões.
Começar gradualmente
Procure começar a sua corrida com um ritmo mais confortável ao invés de começar com intensidade máxima. O organismo vai desta forma sofrer menos com as diferenças de temperatura e os resultados serão melhores. O risco de lesões também diminui significativamente.
Alimentação
Com tempo frio o nosso organismo gasta mais rapidamente as suas reservas de glicose, quer por via da energia gasta na corrida, que na energia gasta na produção de calor. Desta forma procure comer hidratos de carbono para "reabastecer" as reservas de energia. Em treinos mais longos as barras energéticas ou os géis são boas opções na manutenção dos níveis de açúcar adequados.
Alongamentos
Os alongamentos permitem ao atleta não só fortalecer músculos e articulações no pós-treino, mas também reduzir gradualmente a temperatura do organismo, prevenindo o aparecimento de estados gripais e, em casos mais severos, o aparecimento de sinais de hipotermia.
O frio pode ser um fator decisivo no nosso desempenho desportivo, mas se tivermos em conta estes aspetos, podemos retirar todos os benefícios da corrida nos dias mais frios!
Bons treinos
![]() |
Sem comentários:
Enviar um comentário