Índice

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Erros mais Comuns para quem começa a correr

Todos nós já cometemos erros ao longo da nossa "vida desportiva". Uns sem grandes consequências, outros que até nos provocaram lesões e nos fizeram estar algum tempo "no estaleiro".
Vamos qui deixar alguns avisos que podem fazer a diferença na evolução e preservação da saúde do nosso corpo.

8 Erros mais frequentes na corrida


Erros na Corrida

1 - Exames de saúde


Antes de iniciar qualquer atividade física é importante saber em que estado se encontra o nosso organismo. Desengane-se quem pensa que temos para sempre uma "saúde de ferro". Procure realizar um check-up anual para poder praticar exercício de forma mais segura.



2 - Equipamento inadequado


A prática da corrida generalizou-se nos últimos tempos, também por ser um desporto que não requerer um grande investimento inicial. Contudo é importante investir num equipamento adequado ao que se está a fazer. Roupas respiráveis e com tecidos técnicos são importantes, mas acima de tudo a utilização de calçado adequado pode evitar lesões e outros problemas a longo prazo. As lojas de desporto já disponibilizam toda a informação necessária para se poder adquirir o material adequado. Pode também consultar um artigo sobre escolha de calçado adequado em Calçado para corrida.


3 - Plano de treino


Quando nos propomos a realizar alguma coisa é importante termos um plano para atingir esse objetivo. No caso da corrida, seja ela de 5 kms, 10 kms, ou mais, é importante seguir um plano específico e adequado a cada um. Procure junto de atletas mais experientes alguma informação para delinear o seu. Existem na net alguns planos padrão. O mais importante é, uma vez definido o plano, seguir copiosamente o estipulado. Assim as provas serão mais fáceis e o risco de lesões diminui.


4 - Descanso


Tão importante como treinar é descansar! O descanso deve fazer parte do plano de treino. É assim que todas as estruturas do nosso corpo se regeneram e ficam prontas para atividades seguintes. O descanso deve ser respeitado quer em termos de quantidade como qualidade.


5 - Aumento repentino de Intensidade


Muitos atletas, eu incluído, ao fim de pouco tempo de começar  praticar corrida, tiveram uma paragem forçada por lesão. A maioria destes casos deve-se a um aumento repentino do volume e intensidade dos treinos/provas. O nosso corpo e as estruturas que dele fazem parte precisam de tempo para se habituarem ao esforço exigido. Procure evoluir gradualmente e sem dor. Os resultados acabarão por aparecer sem doses desnecessárias de sofrimento.


6 - Alimentação/Hidratação


O combustível que faz mover o nosso organismo é retirado da alimentação. Quando iniciamos uma atividade física, as necessidades do nosso corpo em termos de alimentação alteram-se. Procure alimentar-se e hidratar-se de forma correta. Desta forma garante reservas energéticas para os seus treinos e melhorará a performance em treino.


7 - Técnica de corrida



Correr não é algo inapto nos seres humanos! Para se conseguir atingir os ritmos e as distâncias pretendidas é importante ter um técnica de corrida correta. A postura ereta e o olhar em frente são duas dicas muito úteis na manutenção da técnica correta. Procure revistas da especialidade e atletas mais experientes. Para além de diminuir o risco de lesões, a postura é muito importante n conservção da energia durante a corrida.


Bons treinos

Sem comentários:

Enviar um comentário