Índice

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Gestão do esforço-Dicas para gerir o esforço e chegar mais longe

Já  todos assistimos em prova a atletas que começam com um ritmo infernal, e passados alguns kms simplesmente estoiram e terminam, quando conseguem terminar, a prova completamente vazios de energia. Existem alguns truques para que consiga manter os níveis de energia estáveis durante a prova e que vão fazer a diferença no resultado final.

Gestão de esforço para chegar primeiro à meta


Gestão do esforço durante  prova-dicas



TREINO


É no treino que se habitua o organismo ao esforço! Este deve obedecer a um plano adequado à idade, condição física e distância de prova! Não vamos treinar para uma maratona com um plano de treino específico para uma prova de 10 kms!!!
Em cada plano de treino deve constar a frequência semanal, o ritmo alvo, o tipo de exercício, e a distância/duração de cada sessão! Se o plano de treino for adequado e se cada atleta cumprir o plano, os  resultados vão aparecer.



CONHECER OS SEUS LIMITES


Claro que antes do início de cada prova existe sempre aquela adrenalina própria do momento. Contudo é importante que não se deixe levar pelo entusiasmo. Procure seguir no seu ritmo, preferencialmente num grupo com os mesmos objetivos que o seu. Será mais fácil manter um ritmo constante e terá sempre um fator motivacional acrescido! O seu ritmo é aquele que em treino conseguiu manter de forma relativamente confortável durante um período que se assume como aproximado àquele que terá a prova.



TREINAR A MENTE


A corrida tem uma óbvia grande componente física inerente. Contudo muitas pessoas que estão no início da sua "vida de atleta" desconhecem que em prova a nossa mente nos prega algumas partidas. Como tal é preciso estar preparado psicologicamente para o esforço que se vai desenvolver e para possíveis situações negativas durante a prova (fadiga, mau estado do tempo, objetivo não alcançado). Aqui a experiência com o passar das provas assume-se como a ferramenta ideal para combater eventuais insucessos. Lembre-se que não é uma questão de vida ou morte. Procure desfrutar da prova ao invés de estar demasiado preocupado com resultados ou tempos a bater.

TER UM PLANO DE PROVA


Cada corrida terá uma distância e características distintas. Procure antecipadamente conhecer o percurso e eventuais subidas ou descidas para delinear um plano de "ataque" à mesma. por convenção a maioria dos atletas começa numa primeira parte de forma mais contida para terminar a prova em intensidade máxima. A sua tática de corrida deve ser definida e testada em treino.


Se cumprir com estes parâmetros estará pronto para enfrentar toda e qualquer prova a que se proponha!

Bons treinos!

Sem comentários:

Enviar um comentário